Um pouco da história da televisão.


A televisão no Brasil surgiu em 1950, trazida por Assis Chateubriand que fundou o primeiro Canal de televisão no país, a TV TUPI. Dese então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. A tv digital teve ino brasil teve inicio em 2 de Dezembro de 2007, iniciando pela cidade de São Paulo(com padrão Japonês).

No início da década de 50, ele era proprietário de jornais, revistas e emissoras de rádio, entre elas a Rádio Tupi e a Rádio Difusora em São Paulo. Ele comprou equipamentos nos Estados Unidos e trouxe a televisão para o Brasil, criando a TV Tupi Difusora.

Artigos de jornais e revistas da época tratavam a vinda da Televisão para o Brasil com êxtase.

A inauguração oficial da TV foi no dia 18 de setembro de 1950, com a transmissão do "Show na taba", na TV Tupi. Este era um programa de variedades: tinha humor, explicava o que era a televisão, tinha orquestra, musicais, esportes, etc.

A programação só ficava 3 por dia no ar, sempre a partir das 20 horas. "Imagens do dia" foi o primeiro telejornal brasileiro, e foi ao em 19 de setembro de 1950. O apresentador somente lia a notícia, que saía na imprensa escrita e no rádio.

Rancho Alegre foi o primeiro programa humorístico da TV no Brasil, foi ao pela primeira vez em 20 de setembro de 1950. O programa era marcado por muita improvisação, cenário precário e durava, no máximo, 20 minutos.

Gurilândia foi o primeiro programa infantil da TV brasileira e estreou em outubro de 1950.

O primeiro tele-teatro(novela) de importância estreou em 1951 e se chamava "Grande Teatro Tupi".

Aos poucos, outras emissoras forma surgindo:

TV Tupi do Rio de Janeiro (20/01/1951).

TV Paulista (14/03/1952).

TV Record (27/09/1953).

Um trailer de curiosidades

Para criar um clima tenso entre os dois grupos durante as filmagens de Vidas sem Rumo (1983), o diretor Francis Ford Coppola deu ao grupo Soc roteiros bem encadernados e os colocou em luxuosos quartos de hotel. E ao grupo Greaser foi dado um roteiro mal-feito e eles foram acomodados no piso térreo do hotel.

Em 29 de janeiro de 1976, a Corte de Roma declarou que o filme O Último Tango em Paris (1972), do diretor Bernardo Bertolucci, era obsceno. Bertolucci, o produtor Alberto Grimaldi e os atores, entre eles Marlon Brando, estariam sujeitos a ir parar na prisão caso aparecessem na cidade.

O filme com maior número de beijos foi Don Juan (1926): 127 beijinhos, beijocas e beijões. O mais demorado, no entanto, foi entre Steve McQueen e Faye Dunaway, em Crown, o Magnífico (1968). Durou 55 segundos.

Em Cleópatra (1963), Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes. Outras 40 não chegaram a aparecer. O total de figurinos desta produção foi de 26 mil. Perdeu para os 32 mil do épico Quo Vadis (1951).

O ator Sidney Poitier foi o primeiro ator negro a ganhar o Oscar de melhor ator pelo filme Uma Voz nas Sombras (1963), em 1964. Antes dele, porém, Hattie McDaniel já havia abocanhado uma estatueta de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em E o Vento Levou... (1939). Hattie interpreta a empregada de Scarlett O’Hara.

O quadro que aparece no escritório de Sean Maguire, em Gênio Indomável (1997), foi pintado por Gus van Sant, diretor do filme.

A atriz Sissy Spacek decorou ela mesma a casa de sua personagem em Entre Quatro Paredes (2001). Deu sorte: o papel lhe rendeu um Globo de Ouro.

Para fazer a escritora destra Virginia Wolf em As Horas (2002), a canhota Nicole Kidman precisou aprender a escrever com a mão direita.

A frase Play it again, Sam (Toque de novo, Sam) é atribuída ao personagem de Humphrey Bogart em Casablanca (1942), mas ele nunca a disse no filme. Na verdade, ele pede para o pianista repetir a música que está interpretando ao piano dizendo: "Se ela agüentou, eu também posso agüentar. Toque, Sam".

O autor do roteiro de O Exorcista (1973), William Peter Blatty, se inspirou nos diários de padre encarregado de um difícil caso de exorcismo em 1949 para escrever a história.

Em 19 de agosto de 2005, um juiz de Joinville (SC) proibiu a entrada de menores de 18 anos nas sessões do filme infantil Madagascar. Ele alegou que a história apresenta "mensagens subliminares" que estimulam o consumo de drogas, em particular do Ectasy. O longa conta a história de animais do zoológico do Central Park, em Nova York (EUA), que acabam parando na ilha africana de Madagascar por engano.